Como Economizar Energia com Ar Condicionado

Nos dias de hoje, não se pode mais considerar um ar-condicionado um luxo desnecessário e muito menos um item que apenas eleva o valor da conta de luz. Como a tecnologia avançou, esse aparelho se tornou uma excelente alternativa para resistir ao calor sem gastos excessivos de energia elétrica.

Um bom modo de utilizar esse aparelho sem preocupações com o pagamento da conta de luz é conhecer melhor o equipamento. Este texto vai te mostrar cinco maneiras de economizar energia sem reduzir o uso do ar-condicionado.

  1. Verificação de Temperatura

Deixar o ar-condicionado na temperatura mínima não vai ajudar na economia de energia. Além disso, essa ideia é muito prejudicial para a saúde. Quando se está em local fechado com o ar-condicionado funcionando, a tendência é que bactérias, fungos e ácaros se espalhem de forma rápida.

Isso acontece porque, além dessas coisas estarem no ambiente, elas também ficam dentro dos dutos do aparelho. Se a temperatura do local estiver muito baixa, a chance do ar-condicionado espalhar doenças aumenta muito.

O ideal é que o ar-condicionado esteja programado em 23ºC. Por mais estranho que pareça, essa é a temperatura ideal para refrescar um ambiente. Além de evitar bactérias, fungos e outras coisas, essa temperatura poupa até 50% de energia, o que diminui muito o valor de uma conta de luz.

  1. Desligue as Lâmpadas

As lâmpadas comuns emitem calor, o que torna a casa mais quente e obriga as pessoas a diminuírem a temperatura do ar-condicionado. A consequência disso é um grande aumento no valor da conta de energia Enel.

A melhor opção nesse caso é desligar as luzes no momento em que o ar-condicionado estiver funcionando. Aproveitar a luz natural é uma boa forma de economizar energia enquanto usa o aparelho. Outra opção é comprar lâmpadas de LED, pois o calor emitido por elas é bem menor que o das lâmpadas comuns.

  1. Use o Aparelho nos Momentos Certos

Só ligue o ar-condicionado quando portas e janelas estiverem fechadas, pois assim, não será necessário baixar a temperatura do aparelho para que ele refresque o ambiente.

Além disso, se precisar sair do ambiente por poucos minutos, evite desligar o aparelho. No momento em que for religado, o ar-condicionado gastará muito mais energia para resfriar novamente o local.

No entanto, se a ausência for muito prolongada, aí sim o desligamento é necessário. Deixar o aparelho ligado de forma desnecessária provavelmente elevará o valor da conta de luz.

  1. Função Sleep

Ao invés de utilizar a função “timer” do ar-condicionado, talvez a melhor opção seja utilizar a função sleep (dormir). Esse modo serve para aumentar a temperatura em 1°C na primeira hora de uso e mais 1°C na segunda hora de uso.

Dessa forma haverá menos gasto de energia, pois o aparelho faz menos esforço para refrescar o ambiente. Se a função sleep estiver desligada, pode acontecer da pessoa acordar no meio da noite por causa do calor ou do frio gerado pelo próprio equipamento.

Com isso, a tendência é que a pessoa regule ou até mesmo o religue o ar-condicionado para ajustar a temperatura, o que pode causar um gasto maior de energia.

  1. Cuidados com a Manutenção

A manutenção adequada do ar-condicionado pode trazer um excelente custo benefício, pois garante maior durabilidade e eficiência ao equipamento. Utilize sempre o manual do aparelho, limpe o filtro regularmente e faça as manutenções necessárias.

Função Heat

Essa função serve para esquentar o ambiente na temperatura que a pessoa quiser. Para quem mora em locais frios ou com muitas variações de temperatura, o modo heat é uma boa opção. No entanto, é preciso ficar atento na hora de comprar o aparelho, pois nem todo ar-condicionado tem esse modo.