Inep 2020 Inscrições

Inep 2020 Inscrições – Confira todos os detalhes de como realizar sua inscrição em uma das provas mais esperadas de 2020!

Saiba como obter seu certificado de escolar de ensino fundamental e médio com uma única prova!

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada uma vez a cada ano no país, ela tem o intuito de graduar os estudantes com grande rapidez, já que com uma prova os candidatos podem acabar de uma vez por todas com o ensino fundamental, ensino médio ou até mesmo ambos ao mesmo tempo.

Organizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o exame é o método mais rápido de se conquistar o certificado para sua educação básica. 

Ele é uma grande oportunidade para terminar os estudos, que por algum motivo as pessoas não puderam terminar em seu tempo regular e conseguir melhores oportunidades de trabalho, apesar dos critérios específicos.

Além disso, ele dá a oportunidade de se obter um resultado parcial ou total. Obtendo uma nota maior de 100 pontos em algumas matérias do exame, é perfeitamente possível obter um certificado parcial ou uma declaração parcial de proficiência.

O Certificado é fornecido pelo INEP?

Na verdade, isso varia muito. Uma das características do Encceja é a de optar pela “Instituição Certificadora”.

No momento de realizar a inscrição online através do Encceja Inscrições o candidato pode selecionar se seu certificado será disponibilizado pelo INEP ou pelo MEC. Conferido o resultado e garantida a devida aprovação, o próximo passo é realizar a solicitação do diploma na Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) do seu estado. Não importa a modalidade escolhida (fundamental ou médio), o certificado só pode ser impresso e validado pela SEEDUC.

Em média, a confecção e autenticação fica entre 4 e 6 meses. Depois de estar com seu diploma em mãos, você pode dar início à uma nova etapa acadêmica na sua vida ou optar por um novo trabalho, por exemplo.

Porém, se o estudante possui certa urgência no processo, o órgão responsável pela emissão também disponibiliza uma declaração, como um atestado de conclusão dos estudos enquanto seu diploma não fica pronto. Basta solicitar no órgão.

Inscrição Encceja 2020

Sendo o Encceja uma espécie de programa de validação de diploma ou “recuperação de tempo perdido”, as inscrições e o processo seletivo são sem custo algum para os candidatos.

Porém, nem todas pessoas podem realizar a prova. Só serão aptos aquelas que não terminaram seus estudos básicos no tempo correto.

Devido a isso, só podem realizar a inscrição apresentando sua identidade e CPF atuais:

  • Candidatos com idade mínima de 15 anos para o título do ensino fundamental;
  • Candidatos com idade mínima de 18 anos para obtenção do título de ensino médio.

Assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), buscando a praticidade, as inscrições são feitas totalmente na forma online e, para executá-las, é de extrema importância estar em mãos com os documentos e informações pessoais completas.