Whatsapp GB 2020 Atualizado

Jan Koum (ucraniano: Ян Кум ; nascido em 24 de fevereiro de 1976) é um empresário americano ucraniano e programador de computadores. Ele é o co-fundador e foi o CEO do WhatsApp , um aplicativo de mensagens móveis que foi adquirido pelo Facebook Inc. em fevereiro de 2014 por US $ 19,3 bilhões.

Em 2014, ele entrou na lista da Forbes dos 400 americanos mais ricos na posição 62, com um valor estimado de mais de US $ 7,5 bilhões. Ele foi o recém-chegado ao ranking mais alto da lista naquele ano.

https://www.youtube.com/watch?v=uG8gFXdrwE8

Início da vida e carreira 

Koum nasceu em Kiev , Ucrânia , então na União Soviética . Ele é de origem judaica .  Ele cresceu em Fastiv , nos arredores de Kiev, e se mudou com a mãe e a avó para Mountain View, Califórnia, em 1992, [5] onde um programa de apoio social ajudou a família a conseguir um pequeno apartamento de dois quartos . aos 16 anos. Seu pai pretendia ingressar na família mais tarde, mas ele nunca deixou a Ucrânia,  e morreu em 1997.  Koum e sua mãe permaneceram em contato com seu pai até sua morte.

A princípio, a mãe de Koum trabalhava como babá, enquanto ele próprio trabalhava como faxineiro em uma mercearia . Sua mãe morreu em 2000, após uma longa batalha contra o câncer.

Aos 18 anos, Koum se interessou por programação . Ele se matriculou na Universidade Estadual de San Jose e trabalhou simultaneamente na Ernst & Young como testador de segurança . [6] Ele também se juntou a um grupo de hackers que começou em 1996 chamado w00w00 , onde conheceu [6] [9] os futuros fundadores do Napster , Shawn Fanning e Jordan Ritter .

Em fevereiro de 1996, uma ordem de restrição foi concedida contra Koum no tribunal estadual em San Jose, Califórnia. Uma ex-namorada detalhou incidentes nos quais ela disse que Koum a ameaçava verbal e fisicamente. Em outubro de 2014, Koum disse sobre a ordem de restrição: “Tenho vergonha da maneira como agi e vergonha que meu comportamento a obrigou a tomar uma ação legal”. [10]

Em 1997, Koum conheceu Brian Acton enquanto trabalhava na Ernst & Young como testador de segurança.

Yahoo! 

Mais tarde, em 1997, Koum foi contratado pelo Yahoo! como engenheiro de infraestrutura. Ele deixou a escola logo depois. Nos nove anos seguintes, Koum e Acton trabalharam juntos. Em setembro de 2007, ambos deixaram o Yahoo! e tirou um ano de folga, viajando pela América do Sul e jogando frisbee . Ambos se candidataram ao trabalho no Facebook e foram rejeitados.

WhatsApp e Facebook 

Em janeiro de 2009, Koum comprou um iPhone e percebeu que a App Store, então com sete meses de idade , estava prestes a gerar toda uma nova indústria de aplicativos. Ele visitou seu amigo Alex Fishman e os dois conversaram por horas sobre a idéia de Koum de um aplicativo para tomar chá no balcão da cozinha de Fishman. Koum quase imediatamente escolheu o nome WhatsApp porque parecia “o que está acontecendo” e, uma semana depois em seu aniversário, 24 de fevereiro de 2009, ele incorporou o WhatsApp Inc. na Califórnia.

O WhatsApp 2020 Atualizado era inicialmente impopular, mas suas fortunas começaram a mudar depois que a Apple adicionou a capacidade de notificação por push aos aplicativos em junho de 2009. Koum mudou o WhatsApp para “ping” dos usuários quando eles receberam uma mensagem, e logo depois ele e os amigos russos de Fishman na área começaram a use o WhatsApp como uma ferramenta de mensagens, no lugar do SMS .  O aplicativo ganhou uma grande base de usuários e Koum convenceu Acton, que ainda estava desempregado, a ingressar na empresa. Koum concedeu o status de co-fundador da Acton depois que a Acton conseguiu arrecadar US $ 250.000 em financiamento inicial .

Em 9 de fevereiro de 2014, Zuckerberg pediu a Koum para jantar em sua casa e propôs formalmente um acordo a Koum para ingressar no conselho do Facebook. Dez dias depois, o Facebook anunciou que estava adquirindo o WhatsApp por US $ 19 bilhões.

Durante o primeiro semestre de 2016, Koum vendeu mais de US $ 2,4 bilhões em ações do Facebook, o que representava cerca de metade do total de suas participações. Estima-se que ele ainda possua outros US $ 2,4 bilhões em ações do Facebook. [16]

Em 30 de abril de 2018, Koum anunciou que estava deixando o WhatsApp e deixando o conselho de administração do Facebook devido a disputas com o Facebook.  Originalmente, pensava-se que, ao sair, ele estava perdendo suas ações não investidas, no valor de quase US $ 1 bilhão.  No entanto, vários meses depois, descobriu-se que ele ainda estava empregado formalmente pelo Facebook, ganhando US $ 450 milhões em ações da empresa por meio de um método chamado “descanso e colete”.